Preenchimento


O processo de envelhecimento é caracterizado não somente pela diminuição de elasticidade dos tecidos e aumento de flacidez,  como também pela perda de gordura das estruturas. Podemos exemplificar esse processo, imaginado um balão que quando preenchido por ar apresenta suas paredes tensionadas e, portanto, lisas e que quando murcho começa a apresentar pregas e depressões.

 O preenchimento cutâneo surge na estética com o objetivo de promover o rejuvenescimento por meio da reposição do volume  perdido com o envelhecimento auxiliando na correção de dobras, sulcos, rugas e cicatrizes.

O resultado do tratamento é imediato, a um custo menor que a cirurgia, e não necessita de recuperação prolongada. Exceto pela possibilidade de hematoma, que pode ser disfarçado com maquiagem, o paciente está apto para retornar as suas atividades imediatamente após o procedimento

Estes tratamentos, em geral, não são permanentes, mas podem ser repetidos. Os tipos de preenchedores mais utilizados são os compostos por ácido hialurônico, que são preenchedores temporários com uma duração em torno de 12 a 18 meses.

O preenchimento cutâneo pode ser associado com outras técnicas como a injeção de toxina botulínica, laser, peelings químicos e cirurgias para obtenção de um melhor resultado estético.

 

Quais áreas podem ser tratadas?

 Diversas áreas da face podem ser tratadas.

Ao redor dos olhos, o preenchimento pode auxiliar no tratamento das olheiras,  tratando a depressão da região do sulco nasojugal, nas bolsas de gordura abaixo dos olhos, ajudando à disfarça-las, elevando o supercílio flácido, melhorando o aspecto palpebral (blefaroplastia não cirúrgica).

Atua ainda na melhora do contorno da face, corrigindo depressões temporais e a perda de volume na região da maçã do rosto e melhorando a estética na região do bigode chinês, lábios e queixo.

 

Como é feito o procedimento? 

O preenchimento cutâneo pode ser feito no consultório médico em geral sob anestestesia tópica, anestesia local pode ser dada em casos de preenchimentos mais profundos. Após limpeza da pele o produto é aplicado através de injeções na pele. O procedimento é rápido, demorando alguns minutos.

Em geral, se pode retornar a maioria das atividades imediatamente, lembrando que não se deve esfregar a área tratada para que o material de preenchimento permaneça intacto.

 

Ácido Hialurôico: o que é? 

O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no corpo humano, nos ossos, nas articulações, na pele, nos olhos, etc, e que passou a ser produzido sinteticamente (não é extraído de tecidos humanos ou animais) e utilizado difusamente nos tratamentos estéticos.

Uma das grandes vantagens dessa substância, é que por ser temporária reabsorve-se lentamente ao longo dos meses e permite ajustes e modificações que acompanhem as mudanças que ocorrem na face ao longo do tempo, diminuindo o efeito artificial que as pessoas em geral temem como resultado desses tratamentos.

Outra vantagem é a existência de uma substância chamada de hialuronidase que permite dissolver o produto, em caso de um resultado não desejado.

Dessa forma, o ácido hialurônico se apresenta como um dos produtos mais seguros para o uso no preenchimento cutâneo.