Blefaroplastia Superior

1) O que é a Blefaroplastia Superior?

A cirurgia da pálpebra superior (blefaroplastia superior) consiste na retirada do excesso de pele da pálpebra superior, e das bolsas de gorduras se houver. A região do supercílio pode ser abordada conjuntamente à cirurgia da pálpebra superior caso haja uma queda acentuada dessa área.

2) Para quem está indicada este tipo de cirurgia?

A região periocular (ao redor dos olhos) é uma das primeiras áreas da face a sofrer alterações com o envelhecimento.  A pele palpebral é a mais fina do corpo, e por isso é a a primeira área afetada pelo envelhecimento. Portanto, a cirurgia está indicada para pessoas que apresentem a dermatocálase (excesso de pele nas pálpebras) o que provoca a aparência de sonolência e cansaço, dificultando a realização da maquiagem e podendo causar a diminuição do campo de visão.

Quanto mais precocemente a cirurgia é realizada, melhor o resultado estético obtido. Quando há menos pele a ser retirada, consegue-se uma cicatriz com menor extensão e previne-se a formação de linhas de expressão na fronte.  O excesso de pele provoca a sensação de peso nos olhos o que estimula o reflexo de elevação da sobrancelha, o que acaba provocando aumento das rugas na testa.

3) O que esperar no dia da cirurgia?

A cirurgia é em geral  feita sob anestesia local com sedação,na maior parte das vezes não há necessidade de internação hospitalar e o paciente recebe alta no mesmo dia (Hospital-Dia). A duração da cirurgia é em torno de 1-2 horas.

4) O QUE ESPERAR APÓS A CIRURGIA?

O pós operatório não costuma ser doloroso, porém há inchaço e vermelhidão nos olhos , e áreas de hematoma (roxo) periocular. Pode haver o aumento da sensibilidade ocular à luz e ao vento, aumento do lacrimejamento, e leve embaçamento visual, sintomas que tendem a ir diminuindo gradualmente ao longo das 2 primeiras semanas de pós operatório. 

Sugere-se repouso por 3 a 5 dias e afastamento de atividades de maior esforço físico por 3 semanas.

A maioria das pessoas se sentem prontas a retornar ao trabalho e assumir compromissos sociais a partir do 10º dia.
Dependendo do ritmo da recuperação e das instruções médicas pode-se usar maquiagem para disfarçar os hematomas.

Após 1 mês o resultado começa a ser notado, sendo o resultado final da cirurgia somente observado após 3 meses.  A cicatrização completa ocorre após 6 meses da cirurgia.