O que é
Plástica Ocular?

1)Qual a área de atuação de um oftalmologista oculoplástico?
O oftalmologista oculoplástico é o médico oftalmologista especializado em diagnosticar e tratar problemas funcionais e estéticos que afetam os tecidos ao redor dos olhos, as vias lacrimais e à cavidade óssea, denominada órbita, que abriga e protege o globo ocular. Realizam tratamentos cosméticos, cirurgias plástica e reconstrutiva na região periocular e tratam doenças relacionadas a senilidadeea alterações inflamatórias, auto-imunes, tumorais, congênitas e traumáticas, que afetam os olhos, os tecidos próximos aos olhos, as vias lacrimais e a órbita.
2)Qual a formação de um oftalmologista oculoplástico?
O cirurgião oculoplástico é o médico que realizou 3 anos de residência médica em oftalmologia e de 1-2 anos de subespecialização em plástica ocular, órbita e vias lacrimais.
3) Por quê escolher um oftalmologista oculoplástico?
Um cirurgião especialista em olho é recomendado para realizar tratamentos cosméticos e cirurgias plásticas e reconstrutivas ao redor dos olhos. O treinamento para esses tipos de tratamentos e cirurgias é complicado e inclui conhecimento oftalmológico, o qual, em geral, outro tipo de médico não possui.
Os cirurgiões oculoplásticos são oftalmologistas treinados a entender como uma cirurgia cosmética (ex blefaroplastia), ou uma cirurgia reconstrutiva ao redor dos olhos podem afetar a visão.
Estão acostumados a trabalhar nessa região da face, antecipando as complicações cirúrgicas e reconhecendo problemas potenciais desses tipos de cirurgias. Tem a capacidade e certificação necessária para um tratamento de excelência com o cuidado necessário com a saúde dos olhos.
O olho humano é uma estrutura muito complexa e delicada e a seleção de um especialista correto para uma cirurgia ou tratamento estético ao redor dos olhos é uma importante consideração.